segunda-feira, 2 de setembro de 2024

CAMPOS DOS GOYTACAZES-A SECRETARIA DE SAÚDE É UM “PETÁCULO”

Nem Maquiavel












A saga começa na Secretaria de Saúde. Leitor do blog, que nunca se utilizou dos serviços municipais, dirigiu-se até a Secretaria, solicitando informação em como proceder para ser atendido por uma dermatologista.

A informação foi que deveria dirigir-se ao Núcleo de Atendimento e Avaliação e procurar pela dra. Rosana.

Ao chegar ao local, dirigiu-se a um atendente que se encontrava à frente da porta de entrada do recinto. À esquerda na foto abaixo.



















Foi tratado de forma grosseira. A ironia é que a camisa do indivíduo estampava a frase “Como posso ajudar?”

Dirigiu-se, então, a um outro funcionário. Este o orientou a entrar em uma fila e aguardasse ser chamado.

A funcionária que o atendeu, dentro do recinto, informou que o procedimento inicial seria dirigir-se a uma UBS. Ao informar que morava no centro da cidade, lhe foi indicada a UBS-Turf Clube.

No dia 27, compareceu à UBS indicada.

Foi informado que a marcação de consultas acontece somente às segundas-feiras. Nada mais lhe foi dito e, não havia nenhuma informação no local sobre o horário, naquele dia. Mesmo informando que residia no centro e tinha se dirigido a pé ao local, não lhe foi permitido marcar a consulta.

Hoje, segunda-feira, dia 02 de setembro, voltou ao local.

No primeiro contato mantido, informaram que deveria procurar uma UBS próxima à sua residência. O leitor informou que aquela era a Unidade mais próxima do local onde morava. Uma terceira funcionária (a primeira em pé , na foto abaixo), informou que não havia mais senha e que ele deveria voltar na segunda próxima, às 08:30h e que as senhas distribuídas eram em número de 30(trinta).

















Disse-lhe ainda, que ele não seria atendido de imediato por uma dermatologista. Inicialmente, a consulta seria com um clínico geral, a quem caberia fazer a requisição.

Como foi a mesma funcionária que o havia atendido no dia 27, perguntou-lhe por que ela não havia prestado estas informações naquela data. Ficou sem resposta.

Ao sair, uma das pessoas que se encontrava na fila e havia escutado a conversa, disse-lhe que no horário informado ele não conseguiria obter a senha para a consulta. Deveria chegar por volta das 06:30 e rezar para que não houvesse muita gente na fila.

O leitor , não consegue entender a razão pela qual não recebeu a orientação correta, quando se dirigiu à Secretaria de Saúde e na primeira visita a UBS do Turf.

Os absurdos narrados pelo leitor, são uma demonstração de total falta de respeito ao cidadão, por parte da Prefeitura.

Não tem como automatizar a marcação de consultas?

Não há como se ter uma UBS, mais próxima?

Com este tipo de atendimento/procedimento a Secretaria de Saúde, contribui para o agravamento da enfermidade daqueles que procuram por seus serviços.

Gerson Tavares de Nader