Nem Maquiavel
A saga começa na Secretaria de Saúde. Leitor do blog, que
nunca se utilizou dos serviços municipais, dirigiu-se até a Secretaria,
solicitando informação em como proceder para ser atendido por uma
dermatologista.
A informação foi que deveria dirigir-se ao Núcleo de
Atendimento e Avaliação e procurar pela dra. Rosana.
Ao chegar ao local, dirigiu-se a um atendente que se
encontrava à frente da porta de entrada do recinto. À esquerda na foto abaixo.
Foi tratado de forma grosseira. A ironia é que a camisa
do indivíduo estampava a frase “Como posso ajudar?”
Dirigiu-se, então, a um outro funcionário. Este o
orientou a entrar em uma fila e aguardasse ser chamado.
A funcionária que o atendeu, dentro do recinto, informou
que o procedimento inicial seria dirigir-se a uma UBS. Ao informar que morava no
centro da cidade, lhe foi indicada a UBS-Turf Clube.
No dia 27, compareceu à UBS indicada.
Foi informado que a marcação de consultas acontece somente às segundas-feiras. Nada mais lhe foi dito e, não havia nenhuma informação no local sobre o horário, naquele dia. Mesmo informando que residia no centro e tinha se dirigido a pé ao local, não lhe foi permitido marcar a consulta.
Hoje, segunda-feira, dia 02 de setembro, voltou ao local.
No primeiro contato mantido, informaram que deveria procurar
uma UBS próxima à sua residência. O leitor informou que aquela era a Unidade
mais próxima do local onde morava. Uma terceira funcionária (a primeira em pé ,
na foto abaixo), informou que não havia mais senha e que ele deveria voltar na
segunda próxima, às 08:30h e que as senhas distribuídas eram em número de 30(trinta).
Disse-lhe ainda, que ele não seria atendido de imediato
por uma dermatologista. Inicialmente, a consulta seria com um clínico geral, a
quem caberia fazer a requisição.
Como foi a mesma funcionária que o havia atendido no dia
27, perguntou-lhe por que ela não havia prestado estas informações naquela data.
Ficou sem resposta.
Ao sair, uma das pessoas que se encontrava na fila e
havia escutado a conversa, disse-lhe que no horário informado ele não
conseguiria obter a senha para a consulta. Deveria chegar por volta das 06:30 e
rezar para que não houvesse muita gente na fila.
O leitor , não consegue entender a razão pela
qual não recebeu a orientação correta, quando se dirigiu à Secretaria de Saúde
e na primeira visita a UBS do Turf.
Os absurdos narrados pelo leitor, são uma demonstração de
total falta de respeito ao cidadão, por parte da Prefeitura.
Não tem como automatizar a marcação de consultas?
Não há como se ter uma UBS, mais próxima?
Com este tipo de atendimento/procedimento a Secretaria de
Saúde, contribui para o agravamento da enfermidade daqueles que procuram por
seus serviços.
Gerson Tavares de Nader