segunda-feira, 16 de setembro de 2024

CAMPOS DOS GOYTACAZES-MAIS UMA VEZ A PREFEITURA SE OMITE

Omissão e solução simplista para assunto de tamanha gravidade












No dia 10 de setembro, publicamos matéria sob o título “CAMPOS DOS GOYTACAZES-ACIDENTES DE TRÂNSITO”. Link ao final.

Nela fizemos menção aos números informados pela Prefeitura, relativos aos atendimentos do Hospital Ferreira Machado envolvendo vítimas de acidentes com motocicletas, em 2024.

Foram atendidas 2.242 pessoas. Isto corresponde a um aumento de 13, 6%, comparativamente, ao mesmo período no ano passado, quando ocorreram 1.973 atendimentos.

De acordo com o diretor do pronto socorro do Hospital, Hugo Calomeni, o aumento foi em decorrência da falta de cuidados nas estradas. Segundo ele, grande parte envolve acidentes que poderiam ser evitados, como desvio de obstáculos e falta de atenção.

Ponderamos, que, além do mencionado pelo diretor Hugo, estes e outros acidentes, também, estão relacionados as imprudências que ocorrem diariamente no trânsito e, não só com relação às motocicletas.

Listamos as infrações cometidas e que a Prefeitura deveria:

-realizar campanhas constantes de conscientização, e não somente na semana do trânsito;

-fiscalizar o trânsito, de forma eficiente, aplicando multas e outras sanções previstas em lei.

Ontem, 15 de setembro, o portal J3NEWS publicou, reportagem-muito bem elaborada- do jornalista Yan Tavares: “28, uma avenida cada vez mais perigosa.”

São relatados os constantes relatos do jornal, de casos de acidentes na Avenida 28 de março: capotamento, atropelamento de ciclistas e diversos outros tipos de ocorrências. Em seguida, relembra alguns deles.

Ouvido o especialista em trânsito Felipe Said do Set Senat, este informou que as estatísticas apontam que as imprudências, cometidas por motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas são as maiores causadoras de acidentes de trânsito.

O mesmo especialista avalia que a implantação dos chamados “semáforos inteligentes”, poderia trazer melhorarias. Entretanto, o principal problema reside na falta de educação no trânsito.

A reportagem prossegue informando que, na última atualização divulgada pela Prefeitura (janeiro 2024), o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), afirmou que já haviam sido instalados os equipamentos em cerca de 40 cruzamentos pela cidade, o que equivaleria a 90% do projeto. Seu custo foi de R$16.000.000,00(dezesseis milhões de reais).

Solicitou à Prefeitura informações sobre:

-os efeitos da implantação dos semáforos, na 28 de Março. Não obteve resposta;

-possível programação para ações educativas no trânsito. Igualmente, a Prefeitura não respondeu. O IMTT limitou-se a informar “que executa ações educativas ao longo do ano”. Mencionou, ainda, que está em execução o projeto de fiscalização eletrônica, que irá coibir as irregularidades cometidas no trânsito.

O fato da Prefeitura não atender aos questionamentos da mídia, não causa estranheza. Via de regra, ela só se manifesta em situações que lhes são favoráveis.

Quanto ao IMTT informar que realiza ações educativas no trânsito ao longo do ano, seria interessante que ele as listasse. Salvo engano de minha parte, só as percebo na semana do trânsito, através de poucas inserções nas redes sociais.

É questionável a certeza do IMTT de que a fiscalização eletrônica irá coibir as infrações. Se alguém do órgão se dispusesse a acompanhar durante 1 dia (manhã, tarde, noite e madrugada), iria testemunhas as diversas infrações cometidas nos dois cruzamentos da 28 de Março com a José Alves de Azevedo, apesar dos “semáforos inteligentes” ali instalados.

A falta de resposta aos questionamentos do jornal e o entendimento de que uma iniciativa tão simplista (fiscalização eletrônica) é a solução para as infrações de trânsito, demonstram que a Prefeitura não trata com a importância devida um assunto de tamanha gravidade.

Lamentável o comportamento da Prefeitura. Os fatos apontados na matéria do J3News ocorrem em todo o município e, não apenas na Avenida 28 de Março. 

-CAMPOS DOS GOYTACAZES-ACIDENTES DE TRÂNSITO

-MATÉRIA DO J3News

Gerson Tavares de Nader