Omissão e solução simplista para assunto de tamanha gravidade
No dia 10 de setembro, publicamos matéria sob o título “CAMPOS
DOS GOYTACAZES-ACIDENTES DE TRÂNSITO”. Link ao final.
Nela fizemos menção aos números informados pela
Prefeitura, relativos aos atendimentos do Hospital Ferreira Machado envolvendo
vítimas de acidentes com motocicletas, em 2024.
Foram atendidas 2.242 pessoas. Isto corresponde a um
aumento de 13, 6%, comparativamente, ao mesmo período no ano passado, quando
ocorreram 1.973 atendimentos.
De acordo com o diretor do pronto socorro do Hospital,
Hugo Calomeni, o aumento foi em decorrência da falta de cuidados nas estradas.
Segundo ele, grande parte envolve acidentes que poderiam ser evitados, como
desvio de obstáculos e falta de atenção.
Ponderamos, que, além do mencionado pelo diretor Hugo, estes
e outros acidentes, também, estão relacionados as imprudências que ocorrem diariamente
no trânsito e, não só com relação às motocicletas.
Listamos as infrações cometidas e que a Prefeitura deveria:
-realizar campanhas constantes de
conscientização, e não somente na semana do trânsito;
-fiscalizar o trânsito, de forma eficiente, aplicando
multas e outras sanções previstas em lei.
Ontem, 15 de setembro, o portal J3NEWS publicou,
reportagem-muito bem elaborada- do jornalista Yan Tavares: “28, uma avenida
cada vez mais perigosa.”
São relatados os constantes relatos do jornal, de casos
de acidentes na Avenida 28 de março: capotamento, atropelamento de ciclistas e
diversos outros tipos de ocorrências. Em seguida, relembra alguns deles.
Ouvido o especialista em trânsito Felipe Said do Set
Senat, este informou que as estatísticas apontam que as imprudências, cometidas
por motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas são as maiores causadoras
de acidentes de trânsito.
O mesmo especialista avalia que a implantação dos
chamados “semáforos inteligentes”, poderia trazer melhorarias. Entretanto, o
principal problema reside na falta de educação no trânsito.
A reportagem prossegue informando que, na última
atualização divulgada pela Prefeitura (janeiro 2024), o Instituto Municipal de
Trânsito e Transporte (IMTT), afirmou que já haviam sido instalados os
equipamentos em cerca de 40 cruzamentos pela cidade, o que equivaleria a 90% do
projeto. Seu custo foi de R$16.000.000,00(dezesseis milhões de reais).
Solicitou à Prefeitura informações sobre:
-os efeitos da implantação dos semáforos, na 28 de Março.
Não obteve resposta;
-possível programação para ações educativas no trânsito. Igualmente,
a Prefeitura não respondeu. O IMTT limitou-se a informar “que executa ações
educativas ao longo do ano”. Mencionou, ainda, que está em execução o
projeto de fiscalização eletrônica, que irá coibir as irregularidades
cometidas no trânsito.
O fato da Prefeitura não atender aos questionamentos da
mídia, não causa estranheza. Via de regra, ela só se manifesta em situações que
lhes são favoráveis.
Quanto ao IMTT informar que realiza ações educativas no
trânsito ao longo do ano, seria interessante que ele as listasse. Salvo engano
de minha parte, só as percebo na semana do trânsito, através de poucas inserções
nas redes sociais.
É questionável a certeza do IMTT de que a fiscalização
eletrônica irá coibir as infrações. Se alguém do órgão se dispusesse a
acompanhar durante 1 dia (manhã, tarde, noite e madrugada), iria testemunhas as
diversas infrações cometidas nos dois cruzamentos da 28 de Março com a José
Alves de Azevedo, apesar dos “semáforos inteligentes” ali instalados.
A falta de resposta aos questionamentos do jornal e o
entendimento de que uma iniciativa tão simplista (fiscalização eletrônica) é a
solução para as infrações de trânsito, demonstram que a Prefeitura não trata
com a importância devida um assunto de tamanha gravidade.
Lamentável o comportamento da Prefeitura. Os fatos apontados na matéria do J3News ocorrem em todo o município e, não apenas na Avenida 28 de Março.
-CAMPOS DOS GOYTACAZES-ACIDENTES DE TRÂNSITO
Gerson
Tavares de Nader