Data vem se firmando como uma das mais importantes do calendário do comércio
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos-
CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior estima que as vendas para o Dia dos
Namorados, no próximo dia 12, sejam 10% maiores do que em 2021, acrescentando
que esse percentual pode crescer em segmentos como de roupas, flores e
restaurantes.
- Já há vários anos estamos percebendo que o Dia dos
Namorados vai se firmando como uma das principais datas do calendário do
comércio. Pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil aponta que a maioria
dos consumidores brasileiros pretende presentear no Dia dos Namorados e isso é
promissor, fechando as vendas neste primeiro semestre- disse Edvar Júnior.
Pesquisa
Para este ano, a expectativa é de que sejam injetados
cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor próximo ao de 2021.
Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa
presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar (61%), enquanto
31% pretendem presentear os namorados.
Entre os que não vão comprar presentes, 55% não têm
namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e
10% não gostam ou não têm o costume de comemorar essa data.
De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores
garantem que devem comprar um único presente, enquanto 31% pretendem adquirir
dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.
“O país ainda enfrenta um momento delicado de crise, o
orçamento apertado e o aumento da inflação impactam nas compras. Embora para
muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data
importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”,
destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Consumidores vão gastar em média R$ 196 com presentes,
sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B.
Roupas, perfumes e cosméticos lideram o ranking dos itens mais procurados
A pesquisa mostra que com relação aos gastos pretendidos,
34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais
motivos: comprar um presente melhor (64%), o aumento nos preços dos produtos
(40%) e melhora de salário (30%);
Enquanto 31% pretendem gastar o mesmo valor, 18% devem
gastar menos, sendo as principais razões: querem economizar (53%), situação financeira
difícil (50%) e inflação e instabilidade econômica (25%).
26% pretendem pagar no cartão crédito parcelado, 18% no
cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.
Neste ano, os presentes mais procurados serão roupas
(37%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (23%), um jantar (19%)
e bombons e chocolates (19%).
Quanto às comemorações, 36% pretendem passar a data na
própria casa, com queda de 19 pontos percentuais frente a 2021, ano em que o
isolamento da pandemia ainda vigorava; já 29% preferem jantar fora (com aumento
de 11 pontos percentuais comparado a 2021) e 10% em um hotel / motel.
Na hora de escolher o local de compra, 48% afirmam que
são influenciados pelo preço, 43% pela qualidade dos produtos, 37% pelas
promoções e descontos e 28% pela diversidade de produtos.
De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores
pretendem fazer pesquisa de preço, sendo que 83% costumam pesquisar na
internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% vão fazer pesquisa
por canais físicos, com destaque para as lojas de shopping (46%) e lojas de rua
(29%).
Fonte/Texto: CDL-Campos dos Goytacazes