sexta-feira, 26 de julho de 2019

CAMPOS DOS GOYTACAZES – EQUÍVOCO


Limitar divulgação de eventos, é um equívoco

















Nossa intenção era que as primeiras matérias divulgadas sobre a cidade de Campos dos Goytacazes fossem relativas a eventos de interesse da coletividade.

Com este objetivo, de início, tentamos obter    informações junto à Superintendência de Comunicação da Prefeitura. Buscamos saber se os eventos eram divulgados a mídia, através de e-mail. Segundo nos foi informado, raros eventos tinham esta forma de divulgação. Em havendo interesse deveríamos obter as informações através de pesquisa no “site” da Prefeitura.  Ponderei que, por exercer outras atividades, além de editar o blog, não disporia de tempo para tanto.

Consta no site da Prefeitura de Campos que uma das atribuições da Superintendência de Comunicação é “promover, através de órgãos públicos, associações, imprensa, agências e outros meios, a divulgação de projetos de interesse do Município”. (o grifo é nosso).

Tendo em vista o destaque que buscamos dar as atividades culturais fomos a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, no dia 17 de julho, por volta das 13:30h.

Após alguns contatos, fomos levados a sala do Secretário e Subsecretária das pastas.

Fomos atendido pela funcionária Adriana – pouco amistosa por sinal-, a quem solicitamos a informação a quem deveríamos nos dirigir para tentar obter a informação dos eventos, via e-mail. Informou que entregaria nosso cartão a Subsecretária que nos retornaria ou solicitaria que alguém o fizesse.  Não aconteceu.

Pensamos, então, em obter  informações com relação aos eventos realizados nos Teatros Trianon e de Bolso, junto aos seus gestores.

Inicialmente, nos dirigimos ao Teatro Trianon, no dia 19 de julho por volta das 13:40h.Conversamos com seu diretor artístico, Rodrigo Espinoza. Segundo sua informação a divulgação dos espetáculos encenados no Teatro, ficava a cargo de cada produção.  Ponderamos se não tinham interesse que houvesse a divulgação, também, para a mídia, em geral. Entendemos que mais pessoas tomariam conhecimento, dos eventos 


A resposta foi não, já que a divulgação como vinha sendo feita já satisfazia, tendo em vista que o” teatro estava sempre lotado.”


Considerando que os dois teatros estão sob a gestão da mesma Fundação, entendemos que os procedimentos sejam idênticos no Teatro de Bolso, razão pela qual deixamos de procurar o seu gestor.


Com relação a informação do Sr Espinoza sobre a lotação dos espetáculos, parece-me que nem sempre isto ocorre. Embora a publicação diga respeito a outra casa de espetáculo, na edição de 14 a 20 de julho do jornal Terceira Via , caderno CLUB 3ª. VIA , foi publicada matéria sobre o Teatro de Bolso. Na foto que ilustra a matéria, pode-se perceber diversas cadeiras vazias, durante o espetáculo “O Porteiro”.






















É óbvio que cada administrador adota a metodologia de trabalho que julga mais adequada. Entretanto, é óbvio, também, que se tem o direito de não concordar com elas,

Apenas como ilustração, as Prefeituras de São Pedro da Aldeia , Cabo Frio e Araruama,  independente de outras formas de divulgação, também propagam os eventos a mídia através de e-mail.

























































Quando não se utiliza todas as formas de comunicação, uma parcela da coletividade deixa de tomar conhecimento.

Quem sai perdendo é a população.

Gerson Tavares de Nader