quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CABO FRIO VAI SEDIAR 68ª EDIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE CONSELHEIROS TUTELARES

Cerca de 200 pessoas já se inscreveram.






De 6 a 8 de Outubro Cabo Frio vai sediar, pela primeira vez, o LXVIII Fórum Estadual Permanente de Conselheiros Tutelares.

O evento acontecerá na sede do Centro Evangelístico Internacional – CEI, na Avenida Teixeira e Souza, 2600, São Cristóvão.

Até agora, cerca de 200 pessoas de diversas cidades no Estado do Rio de Janeiro já garantiram participação no evento, cujo tema será “Políticas Públicas para Apagar o Mapa da Violência contra a Infância e Adolescência” com o lema “Criança e Adolescente são Potência, Criação e Vida”. Podem participar tanto os atuais Conselheiros Tutelares quanto aqueles que já deixaram o cargo.

Segundo o coordenador-Geral da Criança e do Adolescente, José Antonio Odilon, ainda restam algumas vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo site www.acterj.org.br .No entanto, ele alerta: “os interessados em participar não devem deixar para fazer a inscrição no último momento porque o espaço é limitado e a pré-inscrição é obrigatória”. 
Confira a programação:
Sexta-feira (06)

8h – Chegada e credenciamento

9h – “Políticas e práticas para enfrentar a violência que atravessa os muros da escola”, com a palestrante Maria Judith Sucupira Costa Lins, doutora em Educação, membro da Academia Brasileira de Educação.

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – “Violência Estrutural e de Estado: enfrentar as desigualdades e abusos do Estado para a promoção e garantia da vida”, com o palestrante José Ricardo Ferreira Cunha, doutor em Direito, professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

14h30 – Debate

15h30 – Intervalo

15h40 – “Políticas Públicas para a construção de uma cultura de paz” com o palestrante Edson Seda, advogado, Procurador Federal aposentado, escritor e redator do ECA.

17h45 – Conclusão do bloco

18h – Abertura Oficial do Fórum

Sábado (07)

9h – “O Ato Infracional na Sociedade Contemporânea e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) como possibilidade para a construção de projetos de vida” com o palestrante Murilo Digiácomo, Procurador de Justiça no Estado do Paraná.

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – “Índices de homicídio na adolescência e ações para uma nova cartografia de vida”, com o palestrante Doriam Borges, doutor em Sociologia; Coordenador do relatório Homicídio na Adolescência no Brasil.

14h30 – Debate

15h30 – Intervalo

15h45 – “A violência cultural que oprime, discrimina e exclui crianças e adolescentes” com o palestrante Sidney Aguilar Filho, doutor em Filosofia e História da Educação.

16h45 – Debate

17h45 – Conclusão dos trabalhos

18h – Reunião da Diretoria da Acterj

20h – Final da reunião da Diretoria da Acterj

Domingo (08)

8h – Chegada

9h – Roda de Conversa

10h – Assembleia da Acterj

12h – Encerramento

Fonte/Texto: Prefeitura Municipal de Cabo Frio