quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EM ÉPOCAS DE CRISE



“Falta de dinheiro é gasolina para a inventividade.”


















Esta frase foi dita por um dos responsáveis pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, cineasta Fernando Meireles.

Segundo ele, o orçamento apertado serviu de combustível para a criatividade.

Estas declarações constam da primeira página do jornal “O Globo” do último domingo, 07/08/2016.

Tem sido amplamente divulgada a grave crise porque passa a Prefeitura de Cabo Frio.


Isto, entretanto, não tem impedido que iniciativas voltadas para o turismo, sejam implementadas, com custo baixíssimo ou, sem que a Prefeitura tenha que dispender recursos para suas realizações.

Citamos duas.

A primeira delas está sendo realizada em parceria com a comunidade e o empresariado da Praia do Peró. Tratam-se de ações voltadas para aa obtenção da Bandeira Azul, para aquela localidade.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Fundação para Educação Ambiental. Começou em 1987 na Europa e chegou ao Brasil em 2004.

O Programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

A superintendente de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, destacou a importância da Bandeira Azul para o município: “A certificação abre as portas do turismo internacional para o Peró. O turista de qualidade vem em busca de praias com Bandeira Azul porque sabe que ali vai encontrar qualidade. Para isso é preciso esforço e mudança de comportamento, que já está acontecendo no Peró.

Outra iniciativa foi feita aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos.

No espaço Rio de Janeiro, no Boulevard Olímpico, local de grande visitação, a mesma Superintendência de Turismo ,  instalou um ambiente exclusivo para promover o turismo em Cabo Frio. A iniciativa busca atrair o turista nacional e internacional.

A viabilização da divulgação de Cabo Frio, neste espaço, foi realizada através da parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo, Conventions & Visitors Bureau e hoteleiros da cidade cabofriense.


Como se pode observar, tratam-se de iniciativas sem custos públicos ou com custos irrisórios.Para suas implementações foram  necessárias, basicamente, criatividade e iniciativa.
 
Isto nos faz pensar no que se tem feito para criar ações  voltadas para o turismo em Araruama e/ou divulgar e tornar mais conhecida nossa cidade. Absolutamente nada!

Será que em Araruama não há pontos que sejam de interesse turístico ou não existe possibilidade de se criarem movimentos/eventos voltados para este fim?

Os que são realizados, já existem há vários anos, como é o caso da Exposição Agropecuária. Nada se tem criado de novo.

A visita de jornalistas estrangeiros que irá ocorrer na próxima sexta-feira(12/08), não foi uma iniciativa da Prefeitura.

O incremento do turismo só trará benefícios para a cidade, como por exemplo: geração de  recursos, novos investimentos e expansão do mercado de trabalho.

Que tal a Secretaria de Turismo e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araruama pensarem no que disse o cineasta Fernando Meireles?


Gerson Tavares de Nader

Imagem:http://www.ideiademarketing.com.br