“Falta
de dinheiro é gasolina para a inventividade.”
Esta
frase foi dita por um dos responsáveis pela cerimônia de abertura dos Jogos
Olímpicos, cineasta Fernando Meireles.
Segundo
ele, o orçamento apertado serviu de combustível para a criatividade.
Estas
declarações constam da primeira página do jornal “O Globo” do último domingo, 07/08/2016.
Tem
sido amplamente divulgada a grave crise porque passa a Prefeitura de Cabo Frio.
Isto,
entretanto, não tem impedido que iniciativas voltadas para o turismo, sejam implementadas,
com custo baixíssimo ou, sem que a Prefeitura tenha que dispender recursos para
suas realizações.
Citamos
duas.
A
primeira delas está sendo realizada em parceria com a comunidade e o empresariado
da Praia do Peró. Tratam-se de ações voltadas para aa obtenção da Bandeira Azul,
para aquela localidade.
O
Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Fundação para Educação Ambiental.
Começou em 1987 na Europa e chegou ao Brasil em 2004.
O Programa tem como objetivo elevar o
grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a
necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a
realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.
A superintendente de Turismo de Cabo
Frio, Luane Ferreira, destacou a importância da Bandeira Azul para o município:
“A certificação abre as portas do turismo internacional para o Peró. O turista
de qualidade vem em busca de praias com Bandeira Azul porque sabe que ali vai
encontrar qualidade. Para isso é preciso esforço e mudança de comportamento,
que já está acontecendo no Peró.
Outra iniciativa foi feita
aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos.
No espaço Rio de Janeiro, no Boulevard
Olímpico, local de grande visitação, a mesma Superintendência de Turismo , instalou um ambiente exclusivo para promover o
turismo em Cabo Frio. A iniciativa busca atrair o turista nacional e
internacional.
A viabilização da divulgação de Cabo Frio, neste
espaço, foi realizada através da parceria entre a Secretaria Estadual de
Turismo, Conventions & Visitors Bureau e hoteleiros da cidade cabofriense.
Como se pode observar, tratam-se de
iniciativas sem custos públicos ou com custos irrisórios.Para suas implementações foram necessárias, basicamente, criatividade e iniciativa.
Isto
nos faz pensar no que se tem feito para criar ações voltadas para o turismo em Araruama e/ou divulgar
e tornar mais conhecida nossa cidade. Absolutamente nada!
Será
que em Araruama não há pontos que sejam de interesse turístico ou não existe
possibilidade de se criarem movimentos/eventos voltados para este fim?
Os
que são realizados, já existem há vários anos, como é o caso da Exposição Agropecuária.
Nada se tem criado de novo.
A
visita de jornalistas estrangeiros que irá ocorrer na próxima
sexta-feira(12/08), não foi uma iniciativa da Prefeitura.
O
incremento do turismo só trará benefícios para a cidade, como por exemplo:
geração de recursos, novos investimentos
e expansão do mercado de trabalho.
Que
tal a Secretaria de Turismo e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de
Araruama pensarem no que disse o cineasta Fernando Meireles?
Gerson Tavares de Nader
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